Política de Devolução

1) TROCAS E DEVOLUÇÕES DE ARREPENDIMENTO

1.1- Prazo:

1.1.1- Todas as solicitações de troca, devolução ou desistência da compra no caso de arrependimento devem ser feitas no prazo de 7 (sete) dias corridos, contados a partir do recebimento do produto via Correios ou transportadora.

1.1.2- Não são aceitas devoluções e trocas devido arrependimento em produtos retirados na loja.

1.2- Troca ou desistência antes do recebimento:

1.2.1- Para a troca ou desistência da compra antes do recebimento do produto, o cliente deve formalizar a solicitação através do atendimento por e-mail (contato@ventral.com.br) ou pelo whatsapp (51) 3439-2177:

1.2.1.1- Caso o produto ainda não tenha sido enviado, o cancelamento será automático.

1.2.1.2- Caso o produto já tenha sido enviado, será bloqueado pela Ventral perante o Correios/transportadora em até 1h para ser estornado à loja.

1.2.1.3- Caso o produto esteja na Central de Distribuição ou em posse do entregador final, é necessário que o cliente ou a pessoa responsável pelo recebimento RECUSE O PRODUTO no momento da tentativa de entrega pela transportadora ou pelos Correios.

1.2.2- Após o trâmite descrito acima no item 1.2.1, a Ventral possibilitará ao cliente as seguintes alternativas:

  1. a) escolher outro produto, efetuando o pagamento da diferença ou recebendo a restituição da diferença, se houver;
  2. b) utilizar o valor da compra como crédito para aquisição de outros produtos;
  3. c) optar pelo cancelamento da compra, com a devolução dos valores (conforme cláusula 1.4).

1.3- Troca ou desistência depois do recebimento

1.3.1- Nas entregas realizadas pela transportadora ou Correios, o cliente deve formalizar a solicitação através do envio de e-mail para contato@ventral.com.br justificando o motivo no prazo de 7 (sete) dias corridos a partir do recebimento, sendo então tratada da seguinte forma:

1.3.1.1- Para ser aceito o pedido de troca ou desistência, o produto:

  1. a) não pode ter sido retirado na loja;
  2. b) deve estar em perfeito estado;
  3. c) deve estar acondicionado na embalagem original ou melhor;
  4. d) deve estar completo, ou seja, acompanhado de todos os acessórios e itens que compõe o conjunto;
  5. e) deve estar acompanhado da nota fiscal de devolução.

1.3.1.2- Quanto à nota fiscal de devolução a Ventral enviará ao cliente a nota fiscal de devolução por e-mail e o cliente deverá imprimi-la e entrega-la juntamente com o produto.

1.3.2- Para maior segurança do cliente, a Ventral solicita que, no momento da abertura da solicitação de troca ou desistência, sejam enviadas fotos dos produtos no whatsapp 51 3439-2177 ou no e-mail contato@ventral.com.br .

1.3.3- Recebida a solicitação do cliente, no prazo de 24h úteis a Ventral entrará em contato para confirmar as informações para o envio da nota fiscal de devolução e etiqueta de postagem (no caso da entregue por Correios).

1.3.4- Após a chegada do(s) produto(s) na Ventral, haverá a conferência dos itens devolvidos e se estiverem corretos, possibilitará ao cliente as seguintes alternativas (aplicando-se a cláusula 2.4):

  1. a) escolher outro produto, efetuando o pagamento da diferença (inclusive o frete do novo envio) ou recebendo a restituição da diferença, se houver;
  2. b) utilizar o valor da compra como crédito para aquisição de outros produtos;
  3. c) optar pelo cancelamento da compra, com a devolução dos valores (exceto frete, conforme cláusula 1.4).

1.3.5- No caso de troca do produto, a mesma dependerá da disponibilidade do produto junto a Ventral. Mas não sendo possível efetuar a troca do produto pelo mesmo modelo, por indisponibilidade, o cliente poderá optar pelas outras alternativas previstas no item anterior.

1.3.6- A etiqueta de postagem enviada pela Ventral permite que seja o cliente ou terceiro a comparecer em uma agência dos Correios para a postagem de devolução, sendo que no prazo de 7 dias a contar do envio da etiqueta não houver a postagem, a mesma será automaticamente cancelada igualmente ao pedido de devolução.

1.3.6.1- A Ventral entende que se em 7 dias não houve o comprometimento de postar o pedido desistido, significa que o cliente optou em permanecer com os itens adquiridos.

1.4- Devolução do valor ao cliente

1.4.1- Nos casos de cancelamento da compra, a Ventral providenciará a restituição dos valores ao cliente através de pagamento em mãos ou depósito bancário em até 5 dias.

1.4.2- O valor do frete não será devolvido ao cliente pois os produtos disponíveis no site não são destinados a Consumidor Final, mesmo que a aquisição dos mesmos ocorra por CPF.

1.4.3- Para os pagamentos realizados com cartão de crédito, a Ventral cancelará o débito junto à administradora do cartão e enviará ao cliente (via e-mail) o protocolo do pedido. Lembramos que, após a Ventral cancelar o débito junto à administradora, é a administradora quem processa o estorno do valor ao cliente, de modo que o prazo para ressarcimento é de responsabilidade desta.

1.4.3.1- Após o estorno do pagamento por cartão de crédito, se o pedido foi postado, mesmo com o retorno da mercadoria, será emitido um boleto com vencimento de 15 dias para pagamento do frete. O valor do frete de retorno não será cobrado.

1.4.4- Para os pagamentos realizados via boleto bancário, restituição dos valores será realizada mediante depósito (PIX ou TED) em conta corrente do cliente (o CPF/CNPJ do titular da conta corrente deve necessariamente ser o mesmo CPF/CNPJ do pedido). Para tanto, é necessário que o cliente informe os dados bancários ou chave à Ventral. Após efetuar o depósito, a Ventral enviará ao cliente (via e-mail) o comprovante através do e-mail financeiro@ventral.com.br .

1.4.5- A devolução dos valores ao cliente ocorrerá após o retorno da mercadoria ao endereço da Ventral, em perfeitas condições.

1.4.5.1- Para o procedimento de conferência dos itens, o mesmo é filmado e armazenado, ficando disponível ao cliente por 30 (trinta) dias após a devolução dos valores.

 

2) TROCAS E DEVOLUÇÕES EM CASO DE PRODUTO ERRADO OU AVARIA

2.1- Produto errado (modelo ou quantidade) ou Avaria

2.1.1- Nas entregas realizadas por transportadoras, no momento do recebimento o cliente ou a pessoa que receber os produtos DEVE ABRIR TODAS AS EMBALAGENS E VERIFICAR SE OS PRODUTOS RECEBIDOS correspondem ao mesmo modelo e à mesma quantidade dos produtos adquiridos e se há produtos com avarias ocasionadas pelo transporte.

2.1.1.1- Se o entregador não estiver presente, solicita-se que efetue a filmagem da abertura da caixa e da conferência dos itens, sem cortes no vídeo como prova à entrega.

2.1.2- Caso o cliente ou a pessoa responsável pelo recebimento dos produtos constate divergência entre os modelos do produto adquirido e recebido, ou constate inconsistências entre a quantidade dos produtos adquiridos e recebidos, ou alguma avaria ocorrida sobre algum produto, DEVERÁ RECUSAR O RECEBIMENTO do produto divergente, registrando o motivo da recusa na nota fiscal.

2.1.3- Contudo, se receber o produto ou a entrega foi realizada pelos Correios, o cliente ou a pessoa que receber o produto deve registrar as divergências constatadas no canhoto da nota fiscal, bem como no Termo de Recebimento dos produtos.

2.1.4- Se receber o produto, o cliente deve formalizar a solicitação de devolução através de e-mail para contato@ventral.com.br no prazo de 7 (sete) dias corridos a partir do recebimento.

2.1.5- Nesta hipótese, para ser aceito o pedido de troca ou devolução, o cliente deve ter feito a ressalva na nota e o produto:

  1. a) não pode ter sido adquirido no balcão da loja (inclui a sede da loja e aquisição em feiras que a Ventral estiver expondo);
  2. b) deve estar em perfeito estado;
  3. c) deve estar acondicionado na embalagem original ou melhor;
  4. d) deve estar completo, ou seja, acompanhado de todos os itens (nos produtos que compõe conjunto);
  5. e) deve estar acompanhado da nota fiscal de devolução.

2.1.6- Referente à nota fiscal de devolução, a Ventral enviará ao cliente a nota fiscal de devolução e a etiqueta de postagem por e-mail e o cliente deverá imprimi-la e entrega-la juntamente com o produto.

2.1.7- Para maior segurança do cliente, a Ventral solicita que, no momento da abertura da solicitação de troca ou desistência, sejam enviadas fotos ou vídeo dos produtos através do whatsapp 51 3439-2177 ou no e-mail contato@ventral.com.br .

2.1.8- Recebida a solicitação do cliente, a Ventral terá 24h úteis para providenciar o envio da nota fiscal de devolução e etiqueta de postagem.

2.1.9- Após a chegada do produto no endereço da Ventral, a empresa possibilitará ao cliente as seguintes alternativas:

  1. a) a troca do produto pelo correto;
  2. b) escolher outro produto, efetuando o pagamento da diferença ou recebendo a restituição da diferença, se houver;
  3. c) utilizar o valor da compra como crédito para aquisição de outros produtos;
  4. d) optar pelo cancelamento da compra, com a devolução dos valores, inclusive do frete.

2.1.10- No caso de troca do produto, a mesma dependerá da disponibilidade do produto junto ao estoque da Ventral. Não sendo possível efetuar a troca do produto pelo mesmo modelo, por indisponibilidade, o cliente poderá optar pelas outras alternativas previstas no item anterior.

2.1.10.1- Devido a erro da empresa no envio do pedido, o frete para o envio do produto correto será a cargo da Ventral.

2.1.11- Caso não seja possível a postagem do produto pelo cliente, outra pessoa pode postar a caixa nos Correios desde que anexe a nota fiscal de devolução e a etiqueta de postagem.

2.1.12- O prazo para postagem é de 7 dias após o envio da etiqueta e nota fiscal de devolução. A partir deste prazo a etiqueta é automaticamente cancelada e entende-se que o cliente optou em aceitar o produto enviado.

2.1.13- Em caso de eventuais dúvidas, o cliente deve entrar em contato com a Ventral através do chat ou do whatsapp 51 3439-2177.

2.2- Devolução do valor ao cliente

2.2.1- Nos casos de cancelamento da compra, a Ventral providenciará a restituição dos valores ao cliente através de pagamento em mãos ou depósito bancário em até 5 dias, proporcional aos itens devolvidos conferidos conforme cláusula 1.4.5.1.

2.2.2- O valor do frete será devolvido ao cliente integralmente. Ratificando que este caso ocorre na hipótese de erro de envio de produto.

2.2.3- Para os pagamentos realizados com cartão de crédito, a Ventral cancelará o débito junto à administradora do cartão e enviará ao cliente (via e-mail) o protocolo do pedido através do e-mail financeiro@ventral.com.br . Lembramos que, após a Ventral cancelar o débito junto à administradora, é a administradora quem processa o estorno do valor ao cliente, de modo que o prazo para ressarcimento é de responsabilidade desta.

2.2.4- Para os pagamentos realizados via boleto bancário, restituição dos valores será realizada mediante depósito (PIX ou TED) em conta corrente do cliente (o CPF/CNPJ do titular da conta corrente deve necessariamente ser o mesmo CPF/CNPJ do pedido). Para tanto, é necessário que o cliente informe os dados bancários ou chave à Ventral. Após efetuar o depósito, a Ventral enviará ao cliente (via e-mail) o comprovante através do e-mail financeiro@ventral.com.br .

2.2.5- A devolução dos valores ao cliente ocorrerá após o retorno da mercadoria ao endereço da Ventral, em perfeitas condições dos produtos não avariados e indicados no Formulário de Devolução e dos produtos avariados serão avaliados pela Seguradora.

2.3- Devolução de valores ao cliente sem conta bancária

2.3.1- Caso o cliente não tenha conta bancária em seu cpf ou negue-se a fornece-la, a restituição será realizada mediante ordem de pagamento bancária, através dos Correios, onde deverá comparecer a partir do segundo dia útil após o depósito, munido do seu cpf e documento com foto em qualquer agência dos Correios do território brasileiro, a fim de sacar o valor depositado pela Ventral.

2.3.1.1- Em caso de cobrança de taxas por parte dos Correios em função da transação, estes serão de responsabilidade do cliente.

Atualizado em 30/7/22, 17:00, por APFM.